15 maio 2015

De Mãe pra Mãe - Bruxismo Infantil!





Olá minhas lindonas amigas! Tudo bem? Hoje é dia de papo com as mamaes! E de primeira vou falar de algo que acontece comigo aqui em casa e na minha familia com minha irmã de 6 anos. Que é o bruxismo! 

Oque é Bruxismo!?
Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula. (Fonte: Dr Drauzio Varella)

Bom amigas, geralmente esse tema passa por despercebido na nossa casa, mas é bom ficarmos de olho, pois isso afeta muito as crianças em nossa casa, mas não só com crianças, se voce ou alguem da sua casa amanhece com o maxilar ou mandibula como outros varios sintomas que vou deixar no fim do post para voces, é bem provavel que esta pessoa esteje com bruxismo, isso ocorre por questoes de estresses elevados, ansiedade, tensão ou mal fecgamento da boca. Mas vindo das crianças temos que ficar de olho na questao familiar! Se voce tem um relacionamento conturbado com muitas brigas na frente do filho, ou deixa seu filho presenciar cenas de discuçoes ou assuntos que só dizem respeito a outras pessoas, ate mesmo se voce cobra ou ''chama atenção de mais' com seu filho, ele pode acabar desenvolvendo esse probleminha inclusive no momento que esta dormindo, então fique de olho por alguns dias para saber. 
 Evitar certos assuntos ou cenas perto das crianças e corrigi-las de um modo adequado não só ajuda nesta causa como faz da criança, que seje mais calma, paciente e educada. Sei que muita das vezes nossa vontade é sair rodando a baiana e gritar e berrar muito, faça isso! Mais longe dos seus filhos, vá para um canto da casa se fexe e grite ou pule para passar o estresse. Depois que estiver mais calma volte e mantenha a calma, pois seus filhos farão aquilo que voce faz! Uma vez uma pisicologa me disse que eu era uma mãe muito chata e que eu cobrava e falava muito na cabeça do meu filho, ate que ela me fez perceber que eu era chata comigo e ele percebia isso e fazia as mesmas chatices que eu e isso que me irritava, dai eu acabava chamando a atenção dele de 5 em 5 min. E numa noite notei que ele rangiu os dentes bem de leve. Então comecei a parar de cobrar e falar na cabeça dele, parei de gritar e berrar, e de fazer minhas manias chatas, ate que em uma semana ele era outra criança, e sempre que ele fazia algo que eu nao gostava ou fazia pirraça eu deixava ele fazer e depois ia conversar olhando nos olhos dele dizendo a atitude dele nao era legal, por ele ser um menino tao inteligente. Crianças sao mais inteligentes que nós e elas nos vence pelo cançaço, mas isso é tema pra outro post kkk. 
 Mas então reparem esse probleminha que de começo pode ser tratada em casa mesmo, e reparem no ambiente familiar para que isso nao desenvolva na vida de seu filho, claro que nao é so em casa que seu filho se estressa, pode ser com um amiguinho, na creche ou escolinha entao procurem saber o quanto antes!

Agora vou deixar mais algumas informaçoes sobre bruxismo pra voces que li no site do Dr Drauzio Varella e espero que ajude voce tambem a tentar mudar esse pequeno problema na sua casa! 

Bruxismo:

Não se sabe exatamente por quê, o bruxismo acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. A incidência tende a diminuir com o passar dos anos. Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.

Sintomas
Além do desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.
Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.
Diagnóstico
Na maioria das vezes, a pessoa só sabe que é portadora de bruxismo, se alguém lhe contar o que presenciou enquanto ela dormia, ou quando procura assistência médica ou odontológica, porque os sintomas já se instalaram.
Além da avaliação clínica, a polissonografia é um exame importante para identificar o grau do distúrbio e orientar o tratamento.
Tratamento
Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida.
Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.
Recomendações
* Consulte o dentista com regularidade;
* Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;
* Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo;
* Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
* Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.


Me sigam tambem nas redes sociais :
https://instagram.com/diadiadajeeh/
https://www.facebook.com/pages/By-Jessica-Garcia/1393634637630419?ref=aymt_homepage_panel

Nenhum comentário:

Postar um comentário